O uso adequado do Calçado EPI

O calçado adequado no ambiente de trabalho é tão importante quanto os outros equipamentos de proteção. Ele pode impedir muitos acidentes e variadas lesões.

 

O EPI deve ser fornecido pela empresa e obrigatoriamente usado pelo trabalhador. A recusa do funcionário em usar o material ou até a sua má utilização pode render punição por parte empresa, segundo a CLT. Os equipamentos de segurança só devem ser usados no local de trabalho e para a finalidade determinada.

 

O uso dos calçados adequados protege contra queda de materiais, sejam leves, pesados ou químicos, possíveis descargas elétricas, acidentes causados por pregos, arames, cacos de vidros, contra queda em piso molhado e escorregadio e trombadas.

 

Existem muitos modelos de botinas e sapatos de proteção, cada um é determinado para um tipo de trabalho e a empresa deve ater-se aos detalhes e proporcionar o melhor produto para os seus funcionários. Se o material estiver dificultando o trabalho ou desconfortável de alguma forma isso deve ser comunicado aos responsáveis, pois pode prejudicar o resultado final e a segurança do indivíduo.

 

É importante que o funcionário dê feedback para a empresa e esta procure sempre aprimorar o seu sistema de segurança, pois ainda temos muitos casos de acidentes de trabalho no Brasil. O trabalhador tem papel fundamental na melhoria deste quadro.

 

A Vigor EPI possui modelos diversos de calçados de proteção. Conheça na aba Produtos, aqui no site.

Assine nossa

NEWSLETTER

Cadastrar
  • (51) 3199.7121
  • Estrada Costa da Serra,
  • 5º Distrito - Montenegro